Envie sua mensagem
Como todos os leitores puderam observar, há lacunas a serem preenchidas; há, também, correções e acréscimos a serem feitos. Estamos abertos para receber todas as sugestões.
AOS ASSINANTES DO SITE HOFFWAGNER
1 O escopo dos livros editados e do site foi, principalmente, recuperar a história das duas famílias, desde o finalzinho do século XVIII em Weiskirchen, na Alemanha, até suas gerações em território brasileiro, como imigrantes. As últimas gerações foram acréscimos a essa finalidade. O resultado foi ótimo, apesar de alguns erros e muitas lacunas.
2 A partir da Quinta Geração do Site Hoffwagner, foram registrados, propositalmente, somente os nomes dos descendentes dos Hoff e dos Wagner, isso é, sem os sobrenomes. Questão de espaço.
3 Quem tiver em mãos o livro “Nicolau Wagner e Seus Descendentes 1857-2000”, ou o livro “A Família Hoff. Da margem direita do Mosela à margem direita do Pardinho – 1862 a 2002”, pode ler um quadro, com sobrenomes, casamentos; inclusive, a enumeração de gerações está um pouquinho diferente daquela do site. Esses dados (casamentos, sobrenome etc) não aparecem mais com os registros do Site Hoffwagner, a partir da Quinta Geração. Os leitores do site, porém, têm à disposição um quadro sem prejuízo nenhum e sem falhas ou ausências dos nomes transcritos dos livros.
4 Os dados genealógicos, tanto os da Alemanha, como os das primeiras gerações no Brasil, foram buscados, principalmente, no Bistumsarchiev (Arquivo do bispado de Trier, Alemanha), em documentos do Arquivo Publico do Rio Grande do Sul, no Arquivo do Arcebispado de Porto Alegre, nos bispados e nas paróquias do RS. Além disso, foram visitados cemitérios e verificados túmulos, consultados jornais da época, vasta literatura, inclusive alemã editada à época das emigrações, na Alemanha. O registro das últimas gerações somente foi possível, graças à colaboração de grande número de descendentes, com domicílio em diversos municípios, estados e até no exterior.
5 Os registros terminam com os descendentes que nasceram antes do ano 2000, tanto os do livro, quanto os do site.
6 Para dúvidas, recorram a Contatos.
Sandino Hoff, em nome dos co-autores Maria Helena Wagner, Elci Terezinha Wagner Köhler, Ana Wagner Hoff, Maria Germana Hoff, Guido Hoff e de todos os co-autores nomeados no site. Por fim, todos os autores colaboradores. À Maria Angélica Cardoso que não poupa esforços para me auxiliar em todas as tarefas necessárias, nas dificuldades de uso do computador e na organização de programas e do site.
Nossos agradecimentos especiais à empresa BUZZ Filmes, a provedora competente do site hoffwagner.